sábado, 26 de julho de 2014

Tecnologia de Primeiro Mundo


Figura 1: funcionamento da usina nuclear
Fonte 1
A usina nuclear é uma instalação industrial empregada para produzir eletricidade a partir de um reator nuclear que realiza a fissão do material U235, produzindo uma grande quantidade de vapor que, por sua vez, acionam um conjunto turbina-gerador elétrico. Nesse processo (figura 1), usa-se da água para remoção do calor gerado pela fissão e ela é tratada quimicamente para torna-la um meio refrigerante apropriado para o reator. A pressão e a temperatura do sistema de refrigeração são controlados para que o refrigerante não evapore. Este é o funcionamento da Usina Nuclear Angra 2, localizada no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, Brasil.
Figura 2: Angra 3
Fonte 2 
            A Angra 2 não é a única existente no Brasil, há outra usina, a Angra 1, e ambas se localizam no mesmo local e são independentes entre si. Juntas, elas produzem mais de 2 mil megawatts e se encontram em operação desde 1982 (Angra 1) e 2001(Angra 2). Além dessas, outra usina, a Angra 3 (figura 2), está prevista para inaugurar em 2015.
            As vantagens da produção de energia por essas usinas são: baixo impacto ambiental, já que não emitem poluentes químicos e nem queimam oxigênio e a exposição ambiental à radiação é baixa. Outra característica favorável é que estas usinas possuem alta economicidade, uma vez que o seu combustível, o urano físsil, apresenta um conteúdo energético bastante elevado, portanto se usa pouco dele e o aumento de seu preço pouco influencia a usina, que utiliza energia elétrica.
            E as desvantagens são: probabilidade de apresentar problemas ambientais devido ao aquecimento de ecossistemas aquáticos pela água usada para resfriar o reator. Também possui risco de causar acidentes nucleares e seu lixo precisa de um armazenamento especial em lugares seguros e isolados.


Fonte 1:
 http://wwweducacionalcombr4.cdn.educacional.com.br/imagens/reportagens/pc_energianuclear/esquema_nuclear.jpg

Fonte 2:
http://www.eletronuclear.gov.br/Portals/0/angra%203%20out%2013.JPG


Fontes do texto: 
http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-nuclear/usina-nuclear-angra-2
http://www.eletronuclear.gov.br/


Perguntas

1. Quais são e onde se localizam as usinas nucleares brasileiras?

2. Explicite o papel da água na produção de energia nuclear.

3. Cite 2 vantagens e 2 desvantagens das usinas nucleares.

4. Demonstre sua opinião sobre as usinas nucleares.


Grupo 2
Henrique Medeiros (15)
Lara Freitas (23)
Theo de Castro (41)
Thiago Rodrigues (42)

2 comentários:

  1. Questão 1, João Luiz Tavares de Almeida,numero 18,1 ano h

    As únicas usinas nucleares brasileiras atualmente são a Angra 1 e a Angra 2,ambas localizadas no município de Angra dos Reis,no estado do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  2. Vantagens: baixo impacto ambiental, já que não emitem poluentes químicos e nem queimam oxigênio e a exposição ambiental à radiação é baixa. Além de que estas usinas possuem alta economicidade, uma vez que o seu combustível, o urano físsil, apresenta um conteúdo energético bastante elevado, portanto se usa pouco dele e o aumento de seu preço pouco influencia a usina, que utiliza energia elétrica.
    Desvantagens: probabilidade de apresentar problemas ambientais devido ao aquecimento de ecossistemas aquáticos pela água usada para resfriar o reator. Também possui risco de causar acidentes nucleares e seu lixo precisa de um armazenamento especial em lugares seguros e isolados.
    Victoria Daros nº 44 Turma H Grupo 6 – Questão 3

    ResponderExcluir

Utilizar o campo comentários para responder às perguntas elaboradas.
Escrever o número da questão que será respondida (cada aluno deve responder uma questão diferente).
Escrever o nome e número de chamada do(a) aluno(a) que está respondendo à questão.