sábado, 26 de julho de 2014

POR UM BRASIL MAIS INFORMADO


Fonte 1
Você sabia que existem tantos centros de pesquisa sobre radioatividade no Brasil quanto no exterior? Para tanto, existe o CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), que, com 14 unidades distribuídas em todo o Brasil, regula e fiscaliza o uso da energia nuclear no país.
        
 Presente em nove estados do Brasil, o CNEN administra 208 centros de pesquisa, dentre eles alguns se destacam nacional e internacionalmente, como o Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) no Rio de Janeiro, e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) em São Paulo.           
        Todos os laboratórios são divididos em setores (biologia, radiometria, processos químicos, entre outros). Possuem equipamentos de proteção individual, sendo utilizados por técnicos experientes. Um dos centros, CDTN (Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear), em Belo Horizonte, localiza-se dentro do campus da UFMG.                                           
Centro de  Desenvolvimento da Tecnologia nuclear em Belo Horizonte.
fonte 2
        Os centros têm como finalidade garantir o uso do material nuclear existente no Brasil apenas para fins específicos, sendo que o transporte, o tratamento e o armazenamento de rejeitos radioativos são regulados por normas técnicas. Seu foco é levar os benefícios da energia nuclear a um número cada vez maior de brasileiros, sempre com total segurança na operação dos materiais e equipamentos radioativos.
      Os principais estudos desenvolvidos são: o estudo da Cadeia de Suprimento do Programa Nuclear Brasileiro, que tem como objetivo contextualizar o impacto da retomada do setor nuclear internacional e nacionalmente, sobre suas etapas produtivas, visando identificar a cadeia de suprimento, analisando sua situação atual, bem como pontos críticos existentes e perspectivas favoráveis. Também o estudo do Programa de Política Nuclear, que visa desenvolver a tecnologia nuclear e suas aplicações para atender aos diversos usos na área civil.
        Logo, eliminamos o preconceito de que o Brasil não é capaz de lidar com tecnologias avançadas nas mais diversas áreas. Atualmente nosso país nos mostra exatamente o contrário, avançando cada vez mais.


fonte 3

Bibliografia:

Perguntas:

01 - Como os laboratórios estão equipados?

02 - Qual a finalidade do Programa de Política Nuclear?

03 - Desde quando os estudos sobre a radioatividade ganharam impulso no país? 

04 - Qual o foco dos centros para com os brasileiros?

05- O que é distribuído pelo IPEN, de Sao Paulo, para todo o país?

COMPONENTES:
Luiza de Freitas - 30
Luiza Drummond - 31
Lucas Rabello - 26
Lucca Gabriel - 27

Turma H

3 comentários:

  1. Carlos Silva #8 - Questão 1:
    Os laboratórios estão equipados com equipamentos de proteção individual, utilizados por técnicos experientes.

    ResponderExcluir
  2. Professora, percebi um erro de digitação na pergunta 4 do grupo 10, o que dificultou na compreensão da mesma. Não entendi de forma clara o que foi perguntado pelo grupo, mesmo assim tentei responder pelo que compreendi.

    4) Os centros de pesquisas tem como finalidade, especialmente para a população brasileira, levar ao maior número de cidadãos os benefícios da energia nuclear com total segurança. Dentre esses benefícios, podem-se destacar o desenvolvimento de farmacêuticos e aparelhos na área hospitalar e a irradiação de alimentos, prolongando sua validade sem alteração em sua forma ou cor.

    Luca Abreu - 25 - 1H

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giulia Faria #13 - Questão 5
      O IPEN é responsavel pela distribuiçao de medicamentos radioativos para o país.

      Alem da resposta, queria comunicar sobre a dificuldade em achar dados para responder a pergunta 3 e relatar que tive varios problemas para postar a resposta da pergunta que fiquei encarregada.

      Excluir

Utilizar o campo comentários para responder às perguntas elaboradas.
Escrever o número da questão que será respondida (cada aluno deve responder uma questão diferente).
Escrever o nome e número de chamada do(a) aluno(a) que está respondendo à questão.