sábado, 26 de julho de 2014

Datação por Carbono-14

        

          COMO DESCOBRIR A IDADE DE UM FÓSSIL 

       O carbono 14 é um isótopo não estável do carbono radioativo, que decai a um ritmo lento a partir da morte de um organismo vivo. Em 1947, o químico Willard Libby fez uma descoberta que revolucionou a historia da arqueologia. Ele afirmou que o carbono 14 dos tecidos orgânicos diminui a um ritmo constante com o passar do tempo. Assim, a medição do carbono 14, pistas exatas dos anos decorridos desde a sua morte.
                                                 



Explicação da formação do 14C .http://setimodia.wordpress.com/2011/07/05/perguntas-frequentes-sobre-datacao-por-carbono-14/

       
                    
     Para a datação da matéria, existem três métodos principais: a contagem proporcional de gás conta as partículas betas emitidas por uma determinada amostra. A amostra de carbono é convertida ao gás dióxido de carbono antes que a medição seja feita.  Na contagem de cintilação liquida a amostra esta na forma liquida e um cintilador é adicionado. Cada vez que interage com uma partícula beta esse cintilador emite um flash. Uma parte da amostra passa por dois fotomultiplicadores e a contagem so é feita quando ambos registram o flash. A terceira e ultima forma de datação com o carbono 14 é chamado de EMA(Espectrometria de massas com aceleradores). Nesse método, não são contadas as partículas beta, mas o numero de átomos presentes na amostra e a proporção dos isótopos.


Gráfico de decaimento da quantidade de Carbono 14.htttp://quimicasemsegredos.com/radioatividade-parte2.php





A descoberta da datação por carbono 14 trouxe grande avanço para a arqueologia e para a historia. A partir desses diversos fosseis encontrados em sítios arqueológicos puderam ser dotados, assim como utensílios feito em madeira, ossos, conchas marinhas, etc. O material datado por carbono 14 mais famoso é o Santo Sudário.  

Agora vamos testas seus conhecimentos! 

1 - ‘’A descoberta do carbono 14 tornou o estudo da  história mais preciso’’ Justifique essa afirmativa.

2 - Quais são os principais métodos existentes para a datação da matéria? E quantos são?

3 - O que significa meia vida? E qual a meia vida do carbono 14?

4-Qual material datado por Carbono 14 é o mais famoso? 

FONTES: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carbono-14
http://www.mundoeducacao.com/fisica/datacao-carbono-14.htm
http://esquadraodoconhecimento.wordpress.com/ciencias-da-natureza/quim/como-funciona-a-datacao-por-carbono-14/
http://quimicasemsegredos.com/radioatividade-parte2.php


ALUNOS: 
Ana Clara de Barros #1
Barbara Diniz #7
Gustavo Firpe #14
Rafael Melo #37
Victor Nogueira #43

5 comentários:

  1. 3 - A meia vida de um material radioativo se consiste no tempo em que esse material leva para reduzir sua massa pela metade , a meia vida do carbono -14 e de 5730.

    ResponderExcluir
  2. 4 - O material datado por carbono 14 mais famoso é o Santo Sudário, é uma peça de linho que mostra a imagem de um homem que aparentemente sofreu traumatismos físicos de maneira consistente com a crucificação. E ele está guardado na Catedral de Turim, na Itália, desde o século XIV.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  4. Q1- Ana Luisa Quadros, número 5
    A datação do carbono-14 tornou o estudo da historia mais preciso, porque com ele, é possível datar a idade de diversos fósseis, assim como utensílios feitos de madeira, ossos, conchas marinhas, e dessa forma saber com mais precisão o período da historia que o fóssil fez parte, e assim caracterizar com mais detalhes cada período.

    ResponderExcluir
  5. Questão 2- Ana Cláudia Tavares, numero 3
    Existem três métodos utulizados para a datação da matéria, são eles: a contagem proporcional de gás, a contagem de cintilação liquida e a espectrometria de massas com aceleradores, também conhecida como EMA.

    ResponderExcluir

Utilizar o campo comentários para responder às perguntas elaboradas.
Escrever o número da questão que será respondida (cada aluno deve responder uma questão diferente).
Escrever o nome e número de chamada do(a) aluno(a) que está respondendo à questão.