sábado, 26 de julho de 2014

ENCONTRO EXPLOSIVO

Bomba nuclear, também conhecida como bomba atômica, é uma arma com alto poder de destruição, devido à grande quantidade de energia liberada, originada por uma reação nuclear. Além de energia, essas bombas, ao explodirem, liberam muita radiação e calor.

A primeira bomba de fissão nuclear foi criada em 1945 por uma equipe de cientistas, liderada por J. Robert Opennheimer. Os primeiros testes aconteceram em 16 de junho desse mesmo ano, no deserto do Novo México. Ao longo do tempo, foram desenvolvidos 4 tipos de bomba: bomba suja, bomba de nêutrons, bomba de fusão e bomba de fissão nuclear. A fabricação de uma bomba atômica é mostrada no esquema a seguir:

Fabricação de uma Bomba Atômica. http://homemculto.com/2009/09/06/como-se-fabrica-uma-bomba-atomica-nuclear-enriquecimento-de-uranio-plutonio-239-coreia-do-norte/


As bombas nucleares utilizam forças fracas e fortes que mantêm o núcleo do átomo unido, em especial com núcleos instáveis. Após ser acionada, ocorre uma reação em cadeia, gerando uma grande explosão. Foram utilizadas apenas duas vezes em guerra, em duas cidades japonesas: Hiroshima e Nagasaki.

Os bombardeamentos ocorreram no final da Segunda Guerra Mundial. Essas bombas foram nomeadas “Fat Man” e “Little Boy” e resultaram na morte de 200 mil pessoas. As consequências foram devastadoras, com as mortes, vieram doenças graves, que passadas de geração em geração, atormentam até os dias de hoje a população japonesa.

Descubra mais: http://www.youtube.com/watch?v=Yvo0dyW1vTE



PERGUNTAS: 

1- Quais são os tipos de bomba nuclear?

2- Quais foram as consequências do acidente de Hiroshima e Nagasaki?

3- Como funciona uma bomba nuclear?

4- Quem foi o criador da bomba nuclear?


Nomes: João Luiz; Rafael Lenti; Silvia Regina e Victoria Daros.
s: 18; 36; 40 e 44
1º H


3 comentários:

  1. Theo Castro num. 41
    grupo 2

    - Bomba de Fissão Nuclear:
    Se baseia no rompimento de núcleo de átomos pesados, através do seu bombardeamento com nêutrons, como alguns isótopos do Urânio (natural), ou até mesmo de Plutônio (artificial)
    Como resultado, originam-se geralmente 2 átomos diferentes, de somatório de massas menor que o átomo original, já que a diferença se transformou em energia liberada durante a reação. Este método é utilizado em usinas nucleares, porém, de forma controlada, aproveitando a energia para a produção de vapor, que movimentará turbinas.
    Na fissão nuclear, quando ocorre o início da reação através do bombardeamento de núcleos pesados por nêutrons, há a liberação de novos nêutrons que irão reagir com outros átomos, e assim por diante, originando a reação em cadeia. A reação continua até que o material acabe, ou até que se interfira na reação, diminuindo a energia dos nêutrons, ou até mesmo absorvendo estes nêutrons com materiais absorventes.
    - Bomba de Fusão Nuclear (ou Bomba H)
    Bom, esta se baseia na união de núcleos leves, como o hidrogênio ou o hélio, transformando-se em um outro átomo, com peso menor que a soma dos 2 originais, já que a diferença é a massa que deu origem à energia liberada. Neste mecanismo, a energia envolvida é muito maior e mais destruidora.

    ResponderExcluir
  2. 2. As consequências dos acidentes de Hiroshima e Nagasaki foram devastadoras, pois além de terem resultado na morte de 200 mil pessoas, eles trouxeram doenças graves, que são passadas de geração em geração até os dias de hoje e atormentam a população japonesa. Lara Freitas (23) - grupo 2

    ResponderExcluir
  3. 1. Os tipos de bombas nucleares são quatro: bomba suja, bomba de nêutrons, bomba de fusão e bomba de fissão nuclear. Henrique Medeiros (15) - grupo 2

    ResponderExcluir

Utilizar o campo comentários para responder às perguntas elaboradas.
Escrever o número da questão que será respondida (cada aluno deve responder uma questão diferente).
Escrever o nome e número de chamada do(a) aluno(a) que está respondendo à questão.